segunda-feira, 29 de março de 2021

JOVEM MORRE APÓS SER ATINGIDO POR RAIO NA CIDADE DE SERRA NEGRA DO NORTE/RN



Um jovem morreu após ser atingido por um raio à beira de um açude no município de Serra Negra do Norte, no interior do Rio Grande do Norte. A vítima é Lucas Medeiros, de 21 anos.

De acordo com Ivan Macedo, amigos de Lucas, um grupo de sete amigos saiu para pescar na tarde de sábado (27) em um açude localizado no Sítio Vertentes. No fim da tarde, segundo ele, começou uma forte chuva no local e o grupo começou a juntar as coisas para ir embora.

"Nós estávamos na beira do açude arrumando as coisas pra ir embora e eu só lembro de ouvir um barulho muito forte. Eu fui arremessado e caí a uns cinco metros do local onde eu estava. Eu acho que eu desmaiei, fiquei apagado por um tempo, e quando eu acordei percebi que o Lucas estava caído", contou. O acidente aconteceu por volta das 18h30.

Segundo Ivan, ele e os outros amigos tentaram reanimar Lucas, mas não conseguiram. Eles tentaram ainda levar o jovem para um hospital, mas o carro atolou no meio do caminho. "Estava chovendo muito e a estrada estava ruim, aí o carro atolou. A gente chamou o Samu, mas quando a ambulância chegou ele já estava morto", disse.

Ivan relatou que Lucas segurava uma lanterna quando foi atingido pelo raio. "Talvez isso tenha influenciado pro raio ter ido direto nele", disse.

BBB21: JULIETTE, RODOLFFO E SARAH SE ENFRENTAM NO NONO PAREDÃO DA EDIÇÃO

 

Juliette, Rodolffo e Sarah formam o nono paredão do BBB21, definido na edição deste domingo, 28. O trio disputa os votos do público até a próxima terça-feira, 30, quando ocorre a eliminação.

Após o Anjo da semana, Thaís, imunizar a participante Viih Tube, o Líder Arthur indicou a advogada Juliette ao paredão.

Conforme combinado com o público na última quinta-feira, 25, a pulseira que Gil deu a Sarah após atender o Big Fone, atribuía a ela a responsabilidade de ser a primeira participante a votar pela casa, em votação aberta. A brasiliense foi a mais votada da casa, com cinco votos.

Em seguida, o apresentador Thiago Leifert pediu para que Juliette e Sarah contragolpeassem e escolhessem cada qual um participante para completar a berlinda. Elas escolheram, respectivamente, Rodolffo e Thaís.

Com a exceção de Juliette, que foi indicada pelo líder, Sarah, Rodolffo e Thaís disputaram a prova bate e volta - com esta última levando a melhor e se livrando do paredão.

Quem votou em quem

Sarah - Pocah;

Camilla de Lucas - Rodolffo;

Publicidade

x

Thaís - Rodolffo;

Viih Tube - Sarah;

Juliette - Sarah;

Rodolffo - Sarah;

Caio - Sarah;

Fiuk - Pocah;

Pocah - Sarah;

Gilberto - Rodolffo;

João Luiz - Rodolffo.

TJ DERRUBA LIMINAR QUE PERMITIA FUNCIONAMENTO DE SERVIÇOS NÃO ESSENCIAIS EM CIDADE DURANTE DECRETO DE ISOLAMENTO SOCIAL NO RN


O presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador Vivaldo Pinheiro, suspendeu uma decisão da Vara Única da Comarca de Acari, que havia autorizado o funcionamento de comércios e outros estabelecimentos de Carnaúba dos Dantas, no Seridó potiguar, durante a vigência do decreto de isolamento social no estado.

O pedido de suspensão de liminar foi proposto pelo Ministério Público do Estado (MPRN) e, com a decisão, o município é obrigado a seguir o decreto estadual que determina funcionamento apenas de serviços essenciais até o dia 2 de abril. A decisão do desembargador foi publicada neste sábado (27) - veja aqui.

A decisão da primeira instância proibia o governo de tomar medidas "constritivas ou restritivas de direitos", naquilo que contrariasse o decreto municipal de 18 de março de 2021, que deveria "prevalecer". O município autorizava funcionamento de comércios, igrejas, entre outros estabelecimentos.

Porém, o presidente do TJ citou o Supremo Tribunal Federal que, ao apreciar Decreto Estadual, ponderou que "o Decreto implementado pela Governadora do Estado do Rio Grande do Norte (Decreto nº 30.419, de 17 de março de 2021) apresenta fundamentação idônea, de caráter técnico-científico (remissão à Recomendação nº 26 do Comitê de Especialistas do Governo do Estado) e relacionada à atual conjuntura observada no sistema de saúde daquele Estado”.

O desembargador ainda considerou que a a decisão representava "grave risco de violação à ordem público-administrativa assim como à saúde pública, acrescido do efeito multiplicador que a medida judicial questionada pode suscitar, com risco da proliferação de demandas idênticas".

Fonte: G1 RN

sexta-feira, 26 de março de 2021

GOVERNO CONVOCA 139 PROFISSIONAIS DE SAÚDE PARA ENFRETAMENTO À PANDEMIA NO RN


Os convocados deverão assinar o contrato no período de 5 dias corridos, contados da data da publicação da convocação.

139 profissionais de saúde foram convocados pelo governo do Rio Grande do Norte para atuarem no enfretamento da pandemia do coronavírus. A convocação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta (26).

O objetivo da convocação é dar continuidade a expansão de leitos e ampliar o atendimento dos pacientes acometidos pela Covid-19, em decorrência do aumento de casos da doença e da alta de ocupação de leitos na rede pública estadual – acima dos 95%, segundo dados do Regula RN.

Mortes e casos de Covid nas cidades do Rio Grande do Norte

Foram convocados enfermeiros (68), fisioterapeutas (43), farmacêuticos (7), farmacêuticos bioquímicos e/ou biomédicos (4), técnicos de enfermagem (6), técnicos em radiologia (6), técnicos em laboratório (2), copeiros (2) e maqueiro (1).

Os profissionais convocados foram selecionados por meio de editais de Recrutamento para Contratação Temporária de Excepcional Interesse Público em atendimento ao Plano de Contingência Estadual para enfretamento da Covid-19 e atuarão nas diversas regionais de saúde.

Os convocados deverão assinar o contrato no período de 5 dias corridos, contados da data da publicação da convocação, e o atendimento se dará exclusivamente por meio virtual.

PROCON (RN) DEVE OBSERVAR NO SERIDÓ PREÇOS ABUSIVOS DA GASOLINA EM OURO BRANCO, JARDIM DO SERIDÓ E PARELHAS


A Petrobras anunciou redução no valor da gasolina e diesel a ser aplicada desde ontem (25). O valor agora é R$ 0,11 menor em média por litro. A redução ocorre depois de cinco aumentos consecutivos.

De acordo com as informações fornecidas pela estatal, a gasolina passará a ser vendida aos postos por R$ 2,59 o litro e o diesel passa a ter o preço em R$ 2,75. O Procon Estadual, que tem como Coordenador Geral, Thiago Gomes da Silva deve ficar atento.

Os postos de combustíveis com preços abusivos de gasolina no Seridó estão em Ouro Branco (RN) (R$ 6,25/comum), Parelhas (RN) (R$ 6,18/Comum) e Jardim do Seridó (RN) (R$ 6,15/Comum). As três cidades, segundo o aplicativo “Nota Potiguar” e fotos que enviaram ao blogue do Xerife foram as únicas que passam de R$ 6,00 em toda região. Para se ter uma ideia em Caicó (RN), poucos quilômetros dessas cidades tem postos com gasolina aditivada por R$ 5,69. Consumidores apontam que os postos aproveitaram os recentes aumentos anunciados pela Petrobras para subir o preço nas bombas além do necessário.

PANDEMIA: MUNICÍPIO DO RN INSTITUI AUXÍLIO EMERGENCIAL PRÓPRIO DE R$ 200

 


Com uma população de aproximadamente 14,7 mil pessoas, o município de Alto do Rodrigues, no Vale do Açu, é o primeiro do Rio Grande do Norte a instituir um auxílio emergencial a famílias afetadas pela Covid-19. O benefício de R$ 200 deverá ser pago durante três meses e foi aprovado nesta quinta-feira (25) pela Câmara Municipal.

De acordo com a prefeitura do município, a medida deverá atender cerca 500 famílias em vulnerabilidade, com um desembolso mensal estimado de R$ 100 mil reais por mês, segundo informações preliminares da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O secretário de Administração, Navison Baracho, afirmou que o benefício visa garantir minimamente a segurança alimentar da população. Segundo ele, a prefeitura seguiu o decreto do governo do estado que só permite funcionamento de serviços essenciais até o dia 2 de abril, para tentar diminuir os casos de Covid-19 e a pressão do sistema de saúde.

"Estamos utilizando recursos próprios e já analisamos em converter esse auxílio em um programa maior, o renda cidadã, para transferência de renda nos próximos anos, mas não nos mesmos valores atuais", afirmou.

Ainda de acordo com o município, será concedido apenas um auxílio emergencial por família. Os beneficiários também deverão optar pelo auxílio municipal ou pelo auxílio emergencial do governo federal. Quem receber um, não poderá receber o outro.

O pagamento do benefício será efetivado por meio da entrega de cheque nominal ao beneficiário. Famílias que tenham pessoas portadoras de necessidades especiais, independentemente de idade, terão o benefício acrescido em 50% (recebendo um total de R$ 300), mas a regra não vale para pessoas que recebam o benefício de prestação continuada do INSS.

A lei ainda prevê que a relação dos beneficiários será publicada no Portal da Transparência do Município.

Regras para receber auxílio emergencial no município

Morar em Alto do Rodrigues

Estar inscrito no CadÚnico

Não possuir renda

Não receber o auxílio emergencial do Governo Federal

Não ter sido condenado por crime contra a administração pública

Não estar cumprindo pena em regime fechado

No Brasil, algumas cidades criaram auxílios emergenciais para atender as famílias com maior vulnerabilidade social durante o período da pandemia da Covid-19, seguindo modelo parecido ao realizado pelo governo federal em 2020. Um levantamento feito pelo G1 apontou que oito capitais de estados brasileiros criaram versões do auxílio emergencial ao longo da pandemia.

No estado do Pará, o governo abriu cadastro nesta quinta-feira (25) para pagar auxílio de R$ 500 destinados a garçons, manicures, pedicures, barbeiros, cabeleireiros, maquiadores e músicos, além de outros profissionais ligados à música, e educadores físicos autônomos.

Questionada pelo G1, a prefeitura de Natal afirmou que a possibilidade de um auxílio próprio "não está em pauta no município por pura indisponibilidade financeira no momento para aprofundar algum debate nessa direção".

A Secretaria de Planejamento do Estado não respondeu sobre o assunto.

URGENTE: POLICIA MILITAR E CIVIL DE PARELHAS ENCONTRAM DOIS CORPOS CARBONIZADOS


 

A Polícia Militar e Civil do município de Parelhas/RN, encontraram dois corpos carbonizados em baixo da ponte caldeirão na manhã desta sexta-feira (26/03). Até o fechamento da matéria os corpos ainda não foram identificados.