Mostrando postagens com marcador JCN NOTÍCIA. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador JCN NOTÍCIA. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 31 de março de 2021

PROJETO DE FRANCISCO DO PT RECONHECE COMO PATRIMÔNIO CULTURAL, HISTÓRICO E RELIGIOSO DO RN A BASÍLICA MENOR DE NOSSA SENHORA DA GUIA, EM ACARI


O deputado estadual Francisco do PT apresentou nesta terça-feira (30), durante sessão remota da Assembleia Legislativa do RN, um projeto de lei para reconhecer como Patrimônio Cultural, Histórico e Religioso do Estado do Rio Grande do Norte a Basílica Menor de Nossa Senhora da Guia, localizada no município de Acari.

Por meio de um decreto emitido pela Santa Sé, o Papa Francisco tornou a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia uma Basílica Menor, sendo a primeira do Rio Grande do Norte. O título concedido pelo Papa é em razão da história, da arquitetura e da relevância da igreja para o povo do sertão potiguar.

“Podemos dizer que a cultura engloba todas as formas de expressão: o sentir, o agir, o pensar e o fazer, bem como as relações entre os seres humanos e destes com o meio ambiente. A partir dessa definição, podemos afirmar que uma instituição tão antiga, importante e representativa, como a agora Basílica Menor de Nossa Senhora da Guia deve ser reconhecida como Patrimônio Cultural Histórico e Religioso do Rio Grande do Norte”, justificou Francisco do PT, autor da proposição.

Segundo o Pe. Fabiano, reitor da nova Basílica, “a Igreja de Nossa Senhora da Guia nasceu com uma vocação: ser um referencial litúrgico e devocional, conservando a mais genuína piedade popular mariana e o esmero pelas celebrações litúrgicas, bem como da riqueza da música sacra de qualidade”.

Basílica Menor de Nossa Senhora da Guia

A Paróquia Nossa Senhora da Guia, na cidade do Acari, foi a primeira a ser desmembrada da antiga Freguesia da Senhora Santa Ana do Seridó, cujo território paroquial é equivalente ao que hoje corresponde ao da Diocese de Caicó. A Igreja Matriz foi construída pelo Padre Thomaz de Araújo Pereira e inaugurada em 1867. 

Segundo pesquisadores, a devoção a Nossa Senhora da Guia remonta ao ano de 1738, de modo que as cidades ao seu redor têm na cidade de Acari um referencial de piedade mariana e de decoro nas celebrações litúrgicas. Tradicionalmente, a festa da padroeira é realizada no período de 5 a 15 de agosto e atrai centenas de devotos locais e visitantes.

VACINA DA PFIZER CONTRA A COVID É 100% EFICAZ EM ADOLESCENTES DE 12 A 15 ANOS, DIZ EMPRESA

 

CHICAGO - A Pfizer Inc e a BioNTech SE disseram nesta quarta-feira, 31, que sua vacina contra a covid-19 é segura, eficaz e produziu respostas robustas de anticorpos em adolescentes de 12 a 15 anos. Isso abre caminho para que as empresas busquem autorização dos Estados Unidos para uso emergencial do imunizante nessas faixas etárias daqui algumas semanas.

No ensaio envolvendo 2.260 adolescentes de 12 a 15 anos, houve 18 casos de covid-19 no grupo que recebeu a injeção de placebo e nenhum no grupo que recebeu a vacina, resultando em 100% de eficácia na prevenção da doença, informaram as empresas em um comunicado.

A Pfizer espera que a vacinação do grupo possa começar antes de setembro, momento em que inicia o próximo ano letivo no hemisfério norte, disse Albert Bourla, presidente e executivo-chefe da empresa.

A vacina já está autorizada para uso em pessoas a partir dos 16 anos. O novo estudo oferece a primeira evidência de como a vacina funcionará em adolescentes em idade escolar.

O imunizante foi bem tolerado, com efeitos colaterais semelhantes aos observados entre aqueles com idade entre 16 e 25 anos no teste de adultos. Os efeitos colaterais para o grupo mais jovem não foram listados, mas no ensaio em adultos esses efeitos geralmente foram leves a moderados e incluíram dor no local da injeção, dores de cabeça, febre e fadiga.

As empresas também estudaram um subconjunto de adolescentes para medir o nível de anticorpos neutralizantes de vírus um mês após a segunda dose e descobriram que era comparável aos participantes do estudo com idades entre 16 e 25 anos no ensaio principal em adultos.

Bourla disse que a empresa planeja buscar nas próximas semanas autorização de emergência da FDA (Food and Drug Administration) dos EUA e de outros reguladores ao redor do mundo, com a esperança de começar a vacinar essa faixa etária antes do início do próximo ano letivo do hemisfério norte, em setembro.

Na semana passada, as empresas começaram os testes com crianças entre seis meses e 11 anos de idade. Esse é um passo crucial para obter permissão de agências reguladoras para começar a vacinar menores de idade e controlar a pandemia./REUTERS.

terça-feira, 30 de março de 2021

ROMARIA NO MONTE DO GALO NA SEMANA SANTA ESTÁ SUSPENSA POR CAUSA DA PANDEMIA


O Monte do Galo localizado no município de Carnaúba dos Dantas/RN, não poderá receber visitantes durante a Semana Santa por causa da pandemia da Covid-19.

A Prefeitura Municipal publicou um Decreto proibindo a realização de todos os eventos sociais com aglomeração de pessoas nos espaços públicos ou privados, inclusive a Romaria da Semana Santa no Monte do Galo.

PREFEITURA DE PARELHAS INICIA VACINAÇÃO DO GRUPO DE 68 E 69 ANOS NESTA TERÇA-FEIRA (30)

 

Iniciaremos hoje, 30 de março, a vacinação dos idosos entre 68 a 69 anos! 💉⠀

O cronograma de vacinação será o seguinte:

📍UBS Policlínica (Posto do centro, mais conhecido como o posto da ladeira): Terça-feira (30) e quarta-feira (31), nas residências dos idosos da área, durante o período da manhã.⠀

📍UBS Dinarte Mariz: Terça-feira (30), na própria UBS: As áreas assistidas pelas agentes comunitárias de saúde Samara, Socorro e Ivone, serão vacinadas a partir das 09:00 horas da manhã.⠀

Os idosos das áreas assistidas por Kitéria e Fátima, serão vacinados a partir das 13:00 até as 16:00 horas.⠀

📍UBS Marlete Nóbrega da Luz: ⠀

Terça-feira (30), na área coberta, ao lado da unidade, a partir das 13:30 até as 16:00 horas.⠀

📍UBS Eloah Diana Bezerra, no bairro Cruz do Monte: Quarta-feira (31) na própria UBS, a partir das 13:30 até as 16:00 horas.

📍UBS Antônio Jacinto: Terça-feira (30), no ponto de apoio dos Povoados Santo Antônio, Juazeiro, Cachoeira e Boa Vista dos Lucianos. 

Na quarta-feira (31) na Boa Vista dos Negros. ⠀⠀

📍UBS Boqueirão: Quarta-feira (31).⠀

📍UBS São Sebastião: Os usuários do Centro serão vacinados na quarta-feira (31), na Escola Estadual Barão do Rio Branco, às 07:30 da manhã. ⠀⠀

Os usuários do bairro São Sebastião serão vacinados na quarta-feira, a partir de 13:30 às 16:00 horas, na Escola Municipal Vereador Inácio Miranda.⠀⠀

📍UBS Ivan Bezerra: Os Agentes Comunitários de Saúde irão à comunidade avisar o horário na terça-feira (30). ⠀⠀

Lembrando que os idosos devem portar cartão de vacina, cartão do SUS e CPF. ✅⠀⠀

Orientamos a comunidade para que não realize nenhum tipo aglomeração nas Unidades Básicas de Saúde, use máscara e faça a higienização das mãos.

COMUNIDADE RAJADA REGISTRA 60 MILÍMETROS NESTA SEGUNDA-FEIRA (29/03)



Foi registrado 60 milímetros na tarde/noite desta segunda-feira (29/03), na Comunidade Rajada, município de Carnaúba dos Dantas/RN.

segunda-feira, 29 de março de 2021

BUTANTAN LIBERA 5 MILHÕES DE DOSES DA CORONAVAC AO MINISTÉRIO DA SAÚDE


O Instituto Butantan liberou mais 5 milhões de doses da vacina CoronaVac para o Ministério da Saúde na manhã desta segunda-feira (29). É a maior remessa em um único dia disponibilizada em março. Neste mês, foram entregues até agora 19,3 milhões de doses – quantitativo maior do que o disponibilizado em janeiro e fevereiro juntos.

“Com muita alegria, São Paulo e o Butantan disponibilizam mais cinco milhões de doses da vacina, a vacina da vida, a vacina do Butantan, para todo o Brasil. Estamos muito felizes por estarmos ajudando na imunização e a salvar milhões de vidas em todo Brasil”, disse João Doria, que acompanhou a liberação.

Com o novo carregamento, o total de imunizantes oferecidos por São Paulo ao PNI (Programa Nacional de Imunizações) chega a 32,8 milhões de doses desde o início das entregas, em 17 de janeiro. Até o fim de abril, o total de vacinas garantidas pelo Butantan ao país somará 46 milhões.

O Butantan ainda trabalha para entregar outras 54 milhões de doses para vacinação dos brasileiros até o dia 30 de agosto, totalizando 100 milhões de unidades. Atualmente, 85% das vacinas disponíveis no país contra a Covid-19 são do Butantan, diz o governo paulista.

Entregas da vacina do Butantan ao Ministério da Saúde:

17/1 – 6 milhões

22/1 – 900 mil

29/1 – 1,8 milhão

5/2 – 1,1 milhão

23/2 – 1,2 milhão

24/2 – 900 mil

25/2 – 453 mil

26/2 – 600 mil

28/2 – 600 mil

3/3 – 900 mil

8/3 – 1,7 milhão

10/3 – 1,2 milhão

15/3 – 3,3 milhões

17/3 – 2 milhões

19/3 – 2 milhões

22/3 – 1 milhão

24/3 – 2,2 milhões

29/3 – 5 milhões

Previsão até 30 de abril – 46 milhões (total de janeiro a abril).

Com informações do Instituto Butantan e do governo de São Paulo

SECRETARIA DE SAÚDE DE CARNAÚBA DOS DANTAS INTENSIFICA VACINAÇÃO DOS IDOSOS

    Na manhã deste sábado 27/03 a Secretaria Municipal de Saúde realizou mais um "Dia D" de vacinação contra a COVID-19, em Carnaúba dos Dantas, a ação aconteceu na Unidade Básica de saúde II localizada na Rua: João Justino s/n. Bairro: São José. 

    A ação aconteceu em formato drive-trhur, e também com atendimento individual, e vacinação domiciliar, a estratégia possibilita a vacinação em diversos idosos, em tempo hábil e de forma organizada, para não haver o desperdício de doses do fraco, assim contemplando um número maior de idosos da faixa etária. 

Fonte: SMS- Carnaúba dos Dantas.

JOVEM MORRE APÓS SER ATINGIDO POR RAIO NA CIDADE DE SERRA NEGRA DO NORTE/RN



Um jovem morreu após ser atingido por um raio à beira de um açude no município de Serra Negra do Norte, no interior do Rio Grande do Norte. A vítima é Lucas Medeiros, de 21 anos.

De acordo com Ivan Macedo, amigos de Lucas, um grupo de sete amigos saiu para pescar na tarde de sábado (27) em um açude localizado no Sítio Vertentes. No fim da tarde, segundo ele, começou uma forte chuva no local e o grupo começou a juntar as coisas para ir embora.

"Nós estávamos na beira do açude arrumando as coisas pra ir embora e eu só lembro de ouvir um barulho muito forte. Eu fui arremessado e caí a uns cinco metros do local onde eu estava. Eu acho que eu desmaiei, fiquei apagado por um tempo, e quando eu acordei percebi que o Lucas estava caído", contou. O acidente aconteceu por volta das 18h30.

Segundo Ivan, ele e os outros amigos tentaram reanimar Lucas, mas não conseguiram. Eles tentaram ainda levar o jovem para um hospital, mas o carro atolou no meio do caminho. "Estava chovendo muito e a estrada estava ruim, aí o carro atolou. A gente chamou o Samu, mas quando a ambulância chegou ele já estava morto", disse.

Ivan relatou que Lucas segurava uma lanterna quando foi atingido pelo raio. "Talvez isso tenha influenciado pro raio ter ido direto nele", disse.

BBB21: JULIETTE, RODOLFFO E SARAH SE ENFRENTAM NO NONO PAREDÃO DA EDIÇÃO

 

Juliette, Rodolffo e Sarah formam o nono paredão do BBB21, definido na edição deste domingo, 28. O trio disputa os votos do público até a próxima terça-feira, 30, quando ocorre a eliminação.

Após o Anjo da semana, Thaís, imunizar a participante Viih Tube, o Líder Arthur indicou a advogada Juliette ao paredão.

Conforme combinado com o público na última quinta-feira, 25, a pulseira que Gil deu a Sarah após atender o Big Fone, atribuía a ela a responsabilidade de ser a primeira participante a votar pela casa, em votação aberta. A brasiliense foi a mais votada da casa, com cinco votos.

Em seguida, o apresentador Thiago Leifert pediu para que Juliette e Sarah contragolpeassem e escolhessem cada qual um participante para completar a berlinda. Elas escolheram, respectivamente, Rodolffo e Thaís.

Com a exceção de Juliette, que foi indicada pelo líder, Sarah, Rodolffo e Thaís disputaram a prova bate e volta - com esta última levando a melhor e se livrando do paredão.

Quem votou em quem

Sarah - Pocah;

Camilla de Lucas - Rodolffo;

Publicidade

x

Thaís - Rodolffo;

Viih Tube - Sarah;

Juliette - Sarah;

Rodolffo - Sarah;

Caio - Sarah;

Fiuk - Pocah;

Pocah - Sarah;

Gilberto - Rodolffo;

João Luiz - Rodolffo.

TJ DERRUBA LIMINAR QUE PERMITIA FUNCIONAMENTO DE SERVIÇOS NÃO ESSENCIAIS EM CIDADE DURANTE DECRETO DE ISOLAMENTO SOCIAL NO RN


O presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador Vivaldo Pinheiro, suspendeu uma decisão da Vara Única da Comarca de Acari, que havia autorizado o funcionamento de comércios e outros estabelecimentos de Carnaúba dos Dantas, no Seridó potiguar, durante a vigência do decreto de isolamento social no estado.

O pedido de suspensão de liminar foi proposto pelo Ministério Público do Estado (MPRN) e, com a decisão, o município é obrigado a seguir o decreto estadual que determina funcionamento apenas de serviços essenciais até o dia 2 de abril. A decisão do desembargador foi publicada neste sábado (27) - veja aqui.

A decisão da primeira instância proibia o governo de tomar medidas "constritivas ou restritivas de direitos", naquilo que contrariasse o decreto municipal de 18 de março de 2021, que deveria "prevalecer". O município autorizava funcionamento de comércios, igrejas, entre outros estabelecimentos.

Porém, o presidente do TJ citou o Supremo Tribunal Federal que, ao apreciar Decreto Estadual, ponderou que "o Decreto implementado pela Governadora do Estado do Rio Grande do Norte (Decreto nº 30.419, de 17 de março de 2021) apresenta fundamentação idônea, de caráter técnico-científico (remissão à Recomendação nº 26 do Comitê de Especialistas do Governo do Estado) e relacionada à atual conjuntura observada no sistema de saúde daquele Estado”.

O desembargador ainda considerou que a a decisão representava "grave risco de violação à ordem público-administrativa assim como à saúde pública, acrescido do efeito multiplicador que a medida judicial questionada pode suscitar, com risco da proliferação de demandas idênticas".

Fonte: G1 RN

sexta-feira, 26 de março de 2021

GOVERNO CONVOCA 139 PROFISSIONAIS DE SAÚDE PARA ENFRETAMENTO À PANDEMIA NO RN


Os convocados deverão assinar o contrato no período de 5 dias corridos, contados da data da publicação da convocação.

139 profissionais de saúde foram convocados pelo governo do Rio Grande do Norte para atuarem no enfretamento da pandemia do coronavírus. A convocação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta (26).

O objetivo da convocação é dar continuidade a expansão de leitos e ampliar o atendimento dos pacientes acometidos pela Covid-19, em decorrência do aumento de casos da doença e da alta de ocupação de leitos na rede pública estadual – acima dos 95%, segundo dados do Regula RN.

Mortes e casos de Covid nas cidades do Rio Grande do Norte

Foram convocados enfermeiros (68), fisioterapeutas (43), farmacêuticos (7), farmacêuticos bioquímicos e/ou biomédicos (4), técnicos de enfermagem (6), técnicos em radiologia (6), técnicos em laboratório (2), copeiros (2) e maqueiro (1).

Os profissionais convocados foram selecionados por meio de editais de Recrutamento para Contratação Temporária de Excepcional Interesse Público em atendimento ao Plano de Contingência Estadual para enfretamento da Covid-19 e atuarão nas diversas regionais de saúde.

Os convocados deverão assinar o contrato no período de 5 dias corridos, contados da data da publicação da convocação, e o atendimento se dará exclusivamente por meio virtual.

PROCON (RN) DEVE OBSERVAR NO SERIDÓ PREÇOS ABUSIVOS DA GASOLINA EM OURO BRANCO, JARDIM DO SERIDÓ E PARELHAS


A Petrobras anunciou redução no valor da gasolina e diesel a ser aplicada desde ontem (25). O valor agora é R$ 0,11 menor em média por litro. A redução ocorre depois de cinco aumentos consecutivos.

De acordo com as informações fornecidas pela estatal, a gasolina passará a ser vendida aos postos por R$ 2,59 o litro e o diesel passa a ter o preço em R$ 2,75. O Procon Estadual, que tem como Coordenador Geral, Thiago Gomes da Silva deve ficar atento.

Os postos de combustíveis com preços abusivos de gasolina no Seridó estão em Ouro Branco (RN) (R$ 6,25/comum), Parelhas (RN) (R$ 6,18/Comum) e Jardim do Seridó (RN) (R$ 6,15/Comum). As três cidades, segundo o aplicativo “Nota Potiguar” e fotos que enviaram ao blogue do Xerife foram as únicas que passam de R$ 6,00 em toda região. Para se ter uma ideia em Caicó (RN), poucos quilômetros dessas cidades tem postos com gasolina aditivada por R$ 5,69. Consumidores apontam que os postos aproveitaram os recentes aumentos anunciados pela Petrobras para subir o preço nas bombas além do necessário.

PANDEMIA: MUNICÍPIO DO RN INSTITUI AUXÍLIO EMERGENCIAL PRÓPRIO DE R$ 200

 


Com uma população de aproximadamente 14,7 mil pessoas, o município de Alto do Rodrigues, no Vale do Açu, é o primeiro do Rio Grande do Norte a instituir um auxílio emergencial a famílias afetadas pela Covid-19. O benefício de R$ 200 deverá ser pago durante três meses e foi aprovado nesta quinta-feira (25) pela Câmara Municipal.

De acordo com a prefeitura do município, a medida deverá atender cerca 500 famílias em vulnerabilidade, com um desembolso mensal estimado de R$ 100 mil reais por mês, segundo informações preliminares da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O secretário de Administração, Navison Baracho, afirmou que o benefício visa garantir minimamente a segurança alimentar da população. Segundo ele, a prefeitura seguiu o decreto do governo do estado que só permite funcionamento de serviços essenciais até o dia 2 de abril, para tentar diminuir os casos de Covid-19 e a pressão do sistema de saúde.

"Estamos utilizando recursos próprios e já analisamos em converter esse auxílio em um programa maior, o renda cidadã, para transferência de renda nos próximos anos, mas não nos mesmos valores atuais", afirmou.

Ainda de acordo com o município, será concedido apenas um auxílio emergencial por família. Os beneficiários também deverão optar pelo auxílio municipal ou pelo auxílio emergencial do governo federal. Quem receber um, não poderá receber o outro.

O pagamento do benefício será efetivado por meio da entrega de cheque nominal ao beneficiário. Famílias que tenham pessoas portadoras de necessidades especiais, independentemente de idade, terão o benefício acrescido em 50% (recebendo um total de R$ 300), mas a regra não vale para pessoas que recebam o benefício de prestação continuada do INSS.

A lei ainda prevê que a relação dos beneficiários será publicada no Portal da Transparência do Município.

Regras para receber auxílio emergencial no município

Morar em Alto do Rodrigues

Estar inscrito no CadÚnico

Não possuir renda

Não receber o auxílio emergencial do Governo Federal

Não ter sido condenado por crime contra a administração pública

Não estar cumprindo pena em regime fechado

No Brasil, algumas cidades criaram auxílios emergenciais para atender as famílias com maior vulnerabilidade social durante o período da pandemia da Covid-19, seguindo modelo parecido ao realizado pelo governo federal em 2020. Um levantamento feito pelo G1 apontou que oito capitais de estados brasileiros criaram versões do auxílio emergencial ao longo da pandemia.

No estado do Pará, o governo abriu cadastro nesta quinta-feira (25) para pagar auxílio de R$ 500 destinados a garçons, manicures, pedicures, barbeiros, cabeleireiros, maquiadores e músicos, além de outros profissionais ligados à música, e educadores físicos autônomos.

Questionada pelo G1, a prefeitura de Natal afirmou que a possibilidade de um auxílio próprio "não está em pauta no município por pura indisponibilidade financeira no momento para aprofundar algum debate nessa direção".

A Secretaria de Planejamento do Estado não respondeu sobre o assunto.

URGENTE: POLICIA MILITAR E CIVIL DE PARELHAS ENCONTRAM DOIS CORPOS CARBONIZADOS


 

A Polícia Militar e Civil do município de Parelhas/RN, encontraram dois corpos carbonizados em baixo da ponte caldeirão na manhã desta sexta-feira (26/03). Até o fechamento da matéria os corpos ainda não foram identificados.

RN RECEBE MAIS 66,1 MIL DOSES DE VACINAS CONTRA COVID-19 NESTA SEXTA-FEIRA (26)


O Rio Grande do Norte vai receber nesta sexta-feira (26) um novo lote com mais 66,1 mil doses de vacina contra a Covid-19. Serão 48,2 mil doses da CoronaVac e outras 17,9 mil de Oxford/AstraZeneca. A carga mais recente recebida foi no sábado passado.

O avião com as novas doses vai desembarcar no Aeroporto de Natal às 15h20 de sexta. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e pela superintendência do Ministério da Saúde no RN.

Com a recomendação do Ministério da Saúde na semana passada, o estado tem distribuídos todas as doses recebidas das vacinas da CoronaVac diretamente para os municípios, sem resguardar cerca de 50% delas para a aplicação da segunda dose futuramente. Há nesse total, no entanto, uma reserva técnica. As doses de Oxford já eram entregues completamente.

De acordo com a plataforma RN+ Vacina, o estado recebeu até o momento 470.540 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 387.040 da CoronaVac e 83.500 de Oxford/AstraZeneca. Com o novo lote, esse total chegará a 536.640.

Doses recebidas no RN

18 de janeiro – Coronavac: 82.440 doses

24 de janeiro – Oxford: 31.500 doses

24 de janeiro – Coronavac: 14.600 doses

07 de fevereiro – Coronavac: 46800 doses

24 de fevereiro – Oxford: 35.500 doses

25 de fevereiro – Coronavac: 19.400 doses

03 de março – Coronavac: 40.800 doses

10 de março – Coronavac: 43.200 doses

17 de março – Coronavac: 74.600 doses

20 de março – Oxford: 16.500 doses

20 de março – Coronavac – 65.200 doses

26 de março - CoronaVac - 48.200 doses (falta chegar)

26 de março - CoronaVac - 17.900 doses (falta chegar)

quarta-feira, 24 de março de 2021

CARNAÚBA DOS DANTAS - PEDRA DO GAMBÃO É REVITALIZADA


 Na noite desta terça-feira (23/03), a famosa Pedra do Gambão foi entregue oficialmente a comunidade carnaubense. O atrativo turismo passou por; pintura, instalação de corre mão, acessibilidade, placa de identificação e iluminação. "Infelizmente por causa da pandemia não podemos fazer uma cerimônia de inauguração digna de tamanha importância", destacou o Secretário de Turismo Kleyton Medeiros.

terça-feira, 23 de março de 2021

WALTER ALVES COBRA EXPLICAÇÕES SOBRE ATRASO DA VACINAÇÃO NO RIO GRANDE DO NORTE


Preocupado com as informações sobre atraso no processo de vacinação contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte, o deputado federal Walter Alves (MDB-RN) vai encaminhou ofício ao titular da secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN), Cipriano Maia, solicitando explicações a respeito do calendário de imunização da população.  

No documento protocolado hoje (22), o parlamentar informa que está acompanhando com preocupação as notícias relativas à vacinação contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte. “O que vem causando mais estranheza é o fato de outros estados terem avançado mais na vacinação de faixas etárias mais baixas, como, por exemplo, a Paraíba e Alagoas”, afirmou.

O deputado alerta para a necessidade de avançar a vacinação e questiona o secretário a respeito da quantidade de doses recebidas do Governo Federal, como está a distribuição de doses para os municípios, bem como o cronograma de vacinação e estoque de vacinas.

Walter Alves reforçou que o mandato está a serviço da população do Rio Grande do Norte. “Reitero a minha preocupação e coloco-me à disposição para somar todos os esforços para que o nosso estado não venha a ser, em nenhum momento, prejudicado no recebimento de vacinas ou em nenhuma ação relativa ao combate à Covid-19”, finalizou.

SECRETARIA DE SAÚDE COMEÇA DISTRIBUIÇÃO DE NOVO LOTE DE VACINAS CONTRA COVID-19 A MUNICÍPIOS DO RN


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) começou a distribuição do novo carregamento de vacinas contra a Covid-19, recebido no fim de semana, na tarde desta segunda-feira (22). A ação começou por volta das 13h.

O estado recebeu 81,7 mil doses de imunizante - 16,5 mil da Oxford/AstraZeneca e 65,2 mil vacinas da CoronaVac - na tarde de sábado (20).

Nesta segunda (22), o secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia, confirmou que o estado vai passar a distribuir o total de vacinas recebidas para aplicação da primeira dose, atendendo a nova orientação feita pelo Ministério da Saúde. Até então, metade das vacinas eram guardadas para aplicação da segunda dose.

"A gente espera que, com essa quantidade liberada agora, a gente consiga atingir a meta da população alvo específica e a gente consigo avançar para as faixas mais jovens. Depois dessa distribuição, ainda vão ficar 26,5 mil doses. A partir da próxima semana, vamos liberar cerca de cerca de 20 mil para segunda dose e vão ficar cerca de 5 mil para reserva técnica", afirmou Thiago Vieira, diretor técnico Unicat.

De acordo com a Sesap, as vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde deverão ter como foco a ampliação da imunização de todos os trabalhadores da saúde, quilombolas, indígenas e previsão de iniciar a vacinação da população de rua.

Também deverá ser mantida, pelos municípios, a vacinação de idosos, ampliando a faixa de idade para 74 e 73 anos, de acordo com o plano de operação organizado em cada cidade.

Embora o estado já tenha recebido mais de 400 mil doses, o sistema RN Mais Vacina só registrou 171.456 potiguares imunizados. Segundo o governo, o motivo do número reduzido é a demora dos municípios para registrar os dados no sistema.

Fonte: G1 RN

segunda-feira, 22 de março de 2021

CÂMARA MUNICIPAL DE CARNAÚBA DOS DANTAS GARANTE DEVOLUÇÃO DE R$ 100.000.00 REAIS PARA COMPRA DE VACINAS NO ANO DE 2021


Na manhã desta segunda-feira (22/03), o Presidente da Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas/RN, Dué Azevedo (MDB), concedeu uma importante entrevista a TV JCN, o mesmo afirmou com a Câmara Municipal vai devolver R$ 100.000.00 (Cem mil reais) em 2021 para compra de vacinas.

MUNICÍPIO DE CRUZETA RECEBEU UM ÔNIBUS ESCOLAR NA MANHÃ DESTA SEGUNDA-FEIRA (22)


O Prefeito Municipal Joaquim de Medeirinho, vice-prefeita Elismária Catarina, Secretária de Educação Maria Rosa, Secretário de Administração e Tributação Balfram Katsson, Coordenador de Transportes Edilton Santos e Coordenador de Ensino Ronaldo Macedo receberam a chave do veículo.

Fruto de Emenda Parlamentar do Deputado Federal, Benes Leocádio, a aquisição de mais um ônibus é de grande importância para a locomoção dos estudantes do município que buscam conhecimento nas escolas e Universidades. O ônibus dispõe de 44 lugares, sendo 02 (dois) assentos de acessibilidade para pessoas com deficiência física.




Fonte: PMC